Foto: Coletivo (Reprodução redes sociais)
O projeto “Na Boca da Cidade: escutas d’um monte” realiza mais uma edição neste sábado (29), às 17h, no Ateliê da Estação (Rua Manoel Ribas, 1900, Vila Belga). A atividade é gratuita e aberta ao público. O encontro é promovido pelo Coletivo de Psicanálise de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Desta vez, o convidado é o professor e fotógrafo amador Dartanhan Baldez Figueiredo, que irá compartilhar histórias por meio das imagens que registra há décadas. Suas fotografias acompanham movimentos sociais e políticos de Santa Maria e se tornaram, com o tempo, um acervo que também conta a trajetória da cidade. Durante a atividade, Dartanhan dará palavras às imagens que produziu e discutirá as memórias e experiências que elas carregam — dele e de tantos outros que aparecem diante da lente.
O encontro faz parte de uma proposta do coletivo de abrir e sustentar um espaço de escuta, valorizando histórias de pessoas que constroem seus percursos na cidade. A intenção é aproximar público, memória, cultura e produção criativa por meio de conversas que atravessam afetos, singularidades e pertencimento.
Início
A primeira edição do projeto ocorreu em outubro, também no Ateliê da Estação, e teve a participação do cineasta Luiz Carlos Grassi e do fotógrafo Mauro Castanho. Na ocasião, foram exibidos os filmes O Inimigo e O Tesouro, seguidos de uma roda de conversa sobre a trajetória dos convidados e as percepções dos participantes sobre a cena cultural local.